Configuração de Empresas no Gestão DF-e
Código: HD-000002 || Criado em 20/03/2019 16:27:33 || Atualizado em 20/03/2019 16:27:33 || Autor: Andrea OliveiraDefinição
A funcionalidade de Cadastro de Empresas dentro do Gestão DF-e, é parte fundamental do serviço contratado. É imprescindível que TODOS os CNPJ's da empresa estejam cadastrados, e que a manutenção seja sempre realizada no encerramento e na abertura de CNPJ's.
Na utilização da maioria dos serviços, tais como mensageria de emissão e retenção de documentos no recebimento de DF-e, apenas documentos que envolvam CNPJ´s previamente cadastrados são assimilados.
Todo e qualquer documento recebido que não referencie um CNPJ previamente cadastrado é descartado pelo Gestão DF-e.
Cadastrando uma empresa
No menu principal do Gestão DF-e (ícone no canto superior esquerdo), acione a opção do módulo contratado, como por exemplo, [NF-e Federal] e logo após [Cadastro de Empresas].
Selecione o botão [Novo] no canto inferior esquerdo da tela
Na aba [Identificação da Empresa]:
No campo [Tipo de Documento]: selecione o tipo de documento que será utilizado para identificação, CNPJ ou CPF. E no campo ao lado, preencha com a informação, para CNPJ -14 dígitos ou CPF-11 dígitos
No campo [Descrição]: indique o Nome Fantasia ou Razão Social da Empresa. Trata-se de uma descrição apresentada nas consultas da ferramenta e não precisa ser a razão social da empresa, pois não é utilizada em nenhuma transmissão oficial.
No campo [Certificado Digital], é possível efetuar a importação do Certificado Digital ou escolher um certificado previamente instalado no servidor onde o serviço do Gestão DF-e está sendo executado.
O Certificado Digital é utilizado no processo de assinatura com validade jurídica que garante segurança e integridade dos dados às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Ao emitir um documento fiscal eletrônico, o certificado digital é utilizado para produzir uma assinatura digital, produzindo um código único e específico para cada emissão. A legislação brasileira permite o compartilhamento de certificados digitais para todas as empresas de uma mesma raiz de CNPJ.
Para maiores esclarecimentos quanto a importação do Certificado Digital, acesse: Instalar o Certificado Digital no Gestão DF-e - Dynamicca Base de Conhecimento
No campo [Unidade de Federação], selecione a Unidade de Federação correspondente a empresa que será cadastrada.
No campo [Lote] - Indica o próximo número de lote a ser utilizado para envio a SEFAZ. É utilizado ns mensagerias de NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e e NFS-e.
No campo [Tipo de Envio [NFe] selecione o tipo de embiente que será utilizado na transmissão de NF-e (Homologação ou Produção). O Gestão DF-e rejeitará NF-e's recebidos para mensageria com a informação divergente da configurada nesse cadastro.
No campo [Tipo de Serviço [NFe]]- Configura a empresa para tipo de emissão de NF-e. O padrão é [1-Normal] e, em situações de problema, indicar uma das opções de contingência.
A alteração desse campo modifica automaticamente o comportamento do processo de mensageria de NF-e e deve ser realizada com atenção a todos os detalhes envolvidos no processo de contingência selecionado.
Para maiores esclarecimentos quanto a utilização da Contingência, acesse: NF-e em Contingência - Dynamicca Base de Conhecimento
Ao habilitar a Contingência, o Gestão DF-e utilizará os campos [Entrada em Contingência] e [Justificativa em Contingência], caso os documentos recebidos no processo de mensageria não tenham essas informações preenchidas nas tags correspondentes.
No campo [Tipo de Envio [CTe]] selecione o tipo de ambiente que será utilizado na transmissão de CT-e (1- Produção ou 2- Homologação). O Gestão DF-e rejeitará CT-e's recebidos para mensageria com a informação divergente da configurada nesse cadastro.
No campo [Tipo de Serviço [CTe]] configura a empresa para tipo de emissão de CT-e: Por padrão (1-Normal), ou escolha o tipo de Contingência, utilizado na empresa.
A alteração desse campo modifica automaticamente o comportamento do processo de mensageria de CT-e e deve ser realizada com atenção a todos os detalhes envolvidos no processo de contingência selecionado.
O campo [Versão [NFe]] indica a versão atual da Nota Fiscal Eletrônica (atualmente 4.00) nos processos de emissão direta de documentos pela interface web do Gestão DF-e.
A aba [Repositórios] contém a configuração dos caminhos utilizados pelo Gestão DF-e no gerenciamento de documentos e intercâmbio com outros sistemas de cada uma das empresas. Ao adicionar uma nova empresa a interface sugere o conteúdo baseado no CNPJ. É muito importante validar as informações preenchidas para que exista mais de uma empresa utilizando as mesmas informações, pois isso invalida uma das empresas, causando erros de processamento.
- Envio: Pasta que é monitorada para a entrada de arquivos de tarefas. Os arquivos são eliminados após seu tratamento;
- Retorno: Pasta onde são gravadas as mensagens de retorno para o intercâmbio com outros sistemas. Essa pasta é continuamente avaliada, eliminando arquivos muito antigos (padrão 30 dias);
- Enviados: Apesar de armazenar todos os registros em banco de dados, o aplicativo pode efetuar uma cópia dos comprovantes nessa pasta, no formato exigido pela fiscalização. Caso não seja necessário, deixe o conteúdo vazio;
- Erro: Pasta onde o Gestão DF-e armazena os arquivos de entrada que não foram processados com sucesso e que precisam ser avaliados posteriormente;
- Backup: Opção de cópia de segurança da pasta “Enviados”;
- Validar: Pasta para a validação do formato de arquivos XML, sem envio à SEFAZ ou armazenamento em banco de dados;
- Recebidos: Pasta onde são armazenadas cópias de DF-e recebidos. Esse conteúdo também é mantido em banco de dados e o uso é indicado para integrações com outras aplicações. Caso não seja necessário, deixe o conteúdo vazio;
- Envio de Arquivos CAT-52: Pasta de monitoramento pelo serviço de envio de arquivo de CAT-52. Essa pasta pode ser compartilhada entre várias empresas, sem nenhum prejuízo.
Contém configurações utilizadas pelo Gestão DF-e para controles complementares dos processos de mensageria e recepção de DF-e's.
O campo [Obtenção de DF-e de Interesse] indica a periodicidade (em horas), que o Gestão DF-e deverá realizar a solicitação de consulta de NF-e emitidas contra a empresa (Destinadas), junto ao Ambiente Nacional. Caso essa opção fique configurada com 0 horas, esse processo está desabilitado. Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Obtenção de DF-e de Interesse - Dynamicca Base de Conhecimento
O campo [Ciência da Operação Automática] indica que, caso a ferramenta não tenha recebido o protocolo XML válido através de outros métodos (email ou leitura de pastas) dentro do número de dias configurado, o Gestão DF-e deve realizar uma manifestação do destinatário (Ciência da Operação) com o objetivo de obtenção do protocolo XML junto ao Ambiente Nacional. A ferramenta se baseia nas NF-e Destinadas para a avaliação de tais pendências de recebimento, por isso é importante que a opção [Obtenção de DF-e de Interesse] esteja corretamente configurada. Caso essa opção fique configurada com 0 dias, esse processo está desabilitado. É importante considerar que o Ambiente Nacional disponibiliza os documentos cuja a Ciência de Operação ocorreu em até 30 dias após a autorização.
Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Ciência da Operação Automática - Dynamicca Base de Conhecimento
No campo [Impressoras Cadastradas] é possível selecionar uma impressora (disponível na estrutura onde o serviço Gestão DF-e está sendo executado) para direcionar impressões automatizadas da DANFE e da DACTE, indicando a [Orientação] desejada (0 Retrato ou 1- Paisagem). Essa opção não deve ser utilizada para impressões remotas.
No campo [Impressora Padrão] é possível definir uma impressora de rede para efetuar a impressão da DANFE, DACTE ou DAMDFe de forma automática, utilizando o Dynamicca Agente.
Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Impressão automática DANFE, DACTE e DAMDFE via Dynamicca Agente - Dynamicca Base de Conhecimento
Nos campos [DANFE personalizado] e [DACTE personalizado]
Caso o emitente possua um formulário personalizado (desenvolvido especificamente) para a DANFe ou DACTe, essa opção faz com que a empresa o utilize no lugar do formulário padrão do Gestão DF-e.
Na opção [Envia DANFE/DACTE para Destinatário]
Com essa opção habilitada, o Gestão DF-e efetua o envio automático da DANFE/DACTE para o destinatário designado no XML por email. Para isso é necessário que a opção de SMTP em [Configurações de E-mail] esteja devidamente configurada.
O campo [Emite Relatório de Consistência de NF-e Recebidas], possibilita o processamento diário (no horário configurado em [HORÁRIO DE ENVIO]) do relatório de Consistência de DF-e Recebidos para a lista de destinatários definida em notificações (opção Relatório de Consistência de NF-e recebidas). Essa opção só pode ser habilitada quando a integração de dados de escrituração fiscal estiver ativada no ambiente.
A opção [Emite Relatório de Consistência de NF-e Destinadas], possibilita o processamento diário (no horário configurado em [HORÁRIO DE ENVIO]) de relatório com as NF-e´s Destinadas pendentes de recebimento, ou cujo protocolo XML recebido não seja válido (schema, assinatura ou status da SEFAZ).
No processamento diário dos relatórios, além de designar destinatários para recebimento em [Notificações], ainda é necessário preencher os campos [Horário de Envio] e [Número de dias considerados].
No campo [Envio Semanal de Protocolos de NF-e] é possível configurar o envio de uma cópia de todos os XML (emitidos e recebidos nos últimos 7 dias) para os destinatários definidos em [Notificações]. Essa opção só deve ser considerada para volumes inferiores as mil documentos por semana.
E em [Horário de Envio Semanal de Protocolos] definir o horário de recebimento.
O campo [Execução por ciclo] possibilita a priorização de processamento da empresa. Normalmente a ferramenta dá a mesma prioridade para todas as empresas, ou seja, um processamento por ciclo. Quando esse número é alterado, a ferramenta realiza mais processamentos dessa empresa em um mesmo ciclo. Não é recomendado que uma empresa possua um número superior a um terço da quantidade de empresas geridas pela ferramenta.
A opção [Confirmação da Operação [NFe] automática] possibilita a automação da manifestação do destinatário que confirma a operação junto ao Ambiente Nacional, considerando o critério de data emissão do documento ou de efetivo registro no ERP. Para clientes com a integração de escrituração fiscal habilidata, que automatiza o preenchimento do campo [Registro ERP], essa opção é uma forma de automatizar o processo de confirmação da operação baseada nas informações provenientes da aplicação de escrita fiscal.
Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Confirmação da Operação Automática - Dynamicca Base de Conhecimento
O Gestão DF-e, utiliza o servidor de envio de e-mail SMTP, para as seguintes situações:(Envio de Protocolos XML e DANFE para os Destinatários e Envio de Notificações).
Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Gestão DF-e - Envio de e-mail (SMTP) - Dynamicca Base de Conhecimento
O Gestão DF-e, efetua o monitoramento, a cada 90 segundos, de uma conta de e-mail (indicada pelo cliente), avaliando todas as mensagens recebidas e tratando anexos do tipo .XML e .ZIP.
TODAS as mensagens são apagadas após avaliação.
Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Monitoramento de E-mail - Dynamicca Base de Conhecimento
O Gestão DF-e possibilita o envio automatizado de mensagens de e-mail, com notificações de alerta e situações de risco. Para que esse seja possível, é necessário que o servidor de e-mail (SMTP) esteja corretamente configurado.
Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Notificações Gestão DF-e - Dynamicca Base de Conhecimento
Na aba [NF-e Municipal]
Para habilitar a mensageria de NFS-e emitidas, é necessário habilitar os campos:
[Município Emitente]
Selecione da lista o município emitente.
Na opção [Inscrição Municipal]
Deve ser preenchido com a informação enviada pela administração municipal. A maioria dos municípios não aceita formatação desse campo (pontos, traços e outros separadores)
O campo [Tipo de Ambiente]
Deve ser corretamente selecionado, a maioria dos municípios não disponibiliza ambiente de homologação.
Há 2 tipos de Credenciais para a mensageria de NFS-e:
1 - Nos campos [Usuário], [Senha] e [Confirmação de Senha], são credenciais utilizadas para a mensageria de NFS-e, no caso de municípios que não realizam o processo de relacionamento técnico através de certificados digitais. Por exemplo: Padrão SMARAPD (Mogi das Cruzes/SP e Itaquaquecetuba/SP) – Padrão E&L (Simões Filho/BA, Linhares/ES, Serrinha/BA e Colatina/ES)
2- No Menu inferior esquerdo [Utilidades] em [Configurações Específicas da empresa]
Os campos, [Código de Usuário para envio de NFS-e] e [Código de Contribuinte para envio de NFS-e] alguns municípios não realizam o processo de relacionamento através de certificados digitais, demandando a utilização de credenciais específicas com campos de tamanho muito grandes, não possibilitando a utilização das configurações explicadas no item 1. Os municípios que precisam dessa configuração:
Por exemplo: - Padrão Transparência – Ambos os códigos são necessários (Limeira/SP, Varginha/MG, Taboão da Serra/SP, Taubaté/SP, Petrópolis/RJ, Itapecerica da Serra/SP, Caieiras/SP, Boituva/SP, Caçapava/SP, Poá/SP, Bebedouro/SP, Ferraz de Vasconcelos/SP, Cabreúva/SP, Embu Guaçu/SP)
-Osasco/SP – somente o Código de usuário é necessário.
Monitoramento de Recebimento de Notas Fiscais Municipais
Essa opção possibilita que a ferramenta avalie a existência de NFS-e cujo tomador seja o CNPJ cadastrado. Por se tratar de um recurso que depende da disponibilização do serviço pela administração municipal, por favor, contate nosso time de suporte antes de ativá-lo. As prefeituras possuem uma série de requisitos para disponibilizar tais informações, tais como:
- Incrição municipal do tomador na prefeitura onde o documento foi emitido;
- Certificado digital emitido especificamente para o CNPJ do tomador (não aceita certificado da matriz);
- informações dos prestadores na consulta (verificar Prestadores de Serviço monitorados);
Uma vez confirmada a viabilidade técnica, o município pode ser ativado na lista (imagem abaixo), configurando o intervalo de avaliação e, caso seja necessário, o CNPJ do Remetente.
Configuração para habilitar a Emissão de NFC-e e CF-e. Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse:
Emissão NFC-e - Dynamicca Base de Conhecimento
Configurando emissão CF-e no Gestão DF-e - Dynamicca Base de Conhecimento
Gerando Chave de Segurança SAT - Sistema de Gestão e Retaguarda SAT - Dynamicca Base de Conhecimento
Monitoramento Equipamento SAT - Dynamicca Base de Conhecimento
Na aba [MDF-e] – é possível habilitar o serviço de mensageria de MDF-e
No campo [Tipo de Envio [MDFe]], selecione o tipo de ambiente que será utilizado na transmissão de MDF-e (1- Produção ou 2- Homologação). O Gestão DF-e rejeitará MDF-e's recebidos para mensageria com a informação divergente da configurada nesse cadastro.
A opção [Tipo de Serviço [MDFe]] configura tipo de serviço utilizado na mensageria de MDF-e (1-Normal ou 2-Contingência).
No campo [Orientação da DAMDFe] – selecione a orientação da impressão da DAMDFe (0-Retrato e 1-Paisagem).
Caso o emitente possua um formulário personalizado (desenvolvido especificamente) para a DAMDFe, essa opção faz com que a empresa o utilize no lugar do formulário padrão do Gestão DF-e.
No campo [IMPRESSÃO AUTOMÁTICA DE DAMDFE] é possível definir a impressão automatizada do formulário após a autorização do documento, utilizando o Dynamicca Agente.
Para maiores esclarecimentos quanto a sua utilização, acesse: Impressão automática DANFE, DACTE e DAMDFE via Dynamicca Agente - Dynamicca Base de Conhecimento
Ao finalizar o preenchimento, acione o botão [Gravar], no menu inferior da página, para armazenar todas as alterações.