NF-e em Contingência
Código: KB00009001 || Criado em 06/05/2019 13:04:21 || Atualizado em 06/05/2019 13:04:21 || Autor: Denis Carrizo
O que é NF-e em Contingência
Em um cenário de falha que impossibilite a emissão da NF-e na modalidade normal, o emissor deve escolher a modalidade de emissão de contingência que lhe for mais conveniente, ou até mesmo aguardar a normalização da situação para voltar a emitir a NF-e na modalidade normal, caso a emissão da NF-e não seja premente.
Como não existe precedência ou hierarquia nas modalidades de emissão da NF-e em contingência, o emissor pode adotar uma, algumas ou todas as modalidades que tiver à sua disposição.
O documento emitido em contingência tem a mesma validade fiscal de um documento emitido na modalidade normal, desde que cumpridos seus requisitos básicos, já que algumas delas exigem novas etapas de validação/transmissão após o restabelecimento da emissão no tipo normal.
Modalidades de Contingência
Segundo o Manual de Orientação do Contribuinte (versão 6.0), as seguintes modalidades estão disponiveis:
- EPEC – Evento Prévio de Emissão em Contingência – é alternativa de emissão de NF-e em contingência com o registro prévio do resumo das NF-e emitidas. O registro prévio das NF-e permite a impressão do DANFE em papel comum. A validade do DANFE está condicionada à posterior transmissão da NF-e (tipo de emissão ""4- Contingência EPEC"") para a SEFAZ de Origem.
- SVC – Sefaz Virtual de Contingência – é alternativa de emissão de NF-e em contingência com transmissão da NF-e para uma das Sefaz Virtuais de Contingência. Nesta modalidade de contingência o DANFE pode ser impresso em papel comum e não existe necessidade de transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem quando cessarem os problemas técnicos que impediam a transmissão. A utilização da SVC depende de ativação da SEFAZ de origem, o que significa dizer que a SVC só entra em operação quando a SEFAZ de origem estiver com problemas técnicos que impossibilitam a recepção da NF-e.
- FS-DA – Contingência com uso do Formulário de Segurança para impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico – é a alternativa mais simples para a situação em que exista algum impedimento para obtenção da autorização de uso da NF-e, como por exemplo, um problema no acesso à internet ou a indisponibilidade da SEFAZ de origem do emissor. Neste caso, o emissor pode optar pela emissão da NF-e em contingência com a impressão do DANFE em Formulário de Segurança. O envio das NF-e emitidas (tipo de emissão ""5 - Contingência em Formulário de Segurança FS-DA"") nesta situação para SEFAZ de origem será realizado quando cessarem os problemas técnicos que impediam a sua transmissão.
O que muda quando um documento é emitido em Contingência ?
Ao optar pela emissão da NF-e em Contingência, é importante observar as seguintes características:
- Preencher devidamente o Tipo de Emissão (tag ide/tpEmis) com a modalidade desejada;
- O Tipo de Emissão faz parte da composição da chave de acesso;
- Preencher as informações de Data/Hora de em Contingência (tag ide/dhCont) e Justificativa de entrada em Contingência (tag ide/xJust);
- No caso de FS-DA, realizar a impressão do DANFe (formulário especial contendo estampa fiscal) em duas vias, uma para acompanhamento da mercadoria, outra para guarda fiscal do emitente pelo período previsto na legislação;
- Nos casos de EPEC e FS-DA, a expressão “DANFE em Contingência – impresso em decorrência de problemas técnicos” deve estar impressa no formulário;
- Ainda nos casos de EPEC e FS-DA, após o restabelecimento das causas que impedem o contribuinte de realizar a emissão na modalidade Normal, os documentos devem ser transmitidos para a SEFAZ titular;
- Para FS-DA, Lavrar termo circunstanciado no livro RUDFTO;
Vantagens e Devantagens de cada modalidade
Formulário de Segurança (FS-DA)
Vantagens
- Facilidade na ativação;
- Independe de infra-estrutura de emissão;
- Pode ser ativada em qualquer caso de falha de comunicação entre Emitente e SEFAZ, sem necessidade autorização prévia do fisco;
- Dispensa qualquer comunicação com o fisco durante a emissão do documento fiscal.
Desvantagens
- Obedecer requisitos para a impressão do DANFe (dimensões, marca d’água, localização da estampa, etc);
- Necessidade de adquirir o formulário de segurança com fornecedores autorizados;
- Custo de aquisição do formulário especial;
- Lavrar termo circunstanciado no livro RUDFTO;
- Controle do envio e autorização posterior do documento à SEFAZ titular.
Evento Prévio de Emissão em Contingência (EPEC)
Vantagens
- Facilidade na ativação;
- Custo similar ao custo de emissão no tipo normal;
- Possibilidade de impressão do DANFe em papel comum;
- Pode ser ativado sem autorização prévia pelo fisco.
Desvantagens
- Exige comunicação com o Ambiente Nacional para homologação EPEC (autorização do resumo da operação);
- Controle do envio e autorização posterior do documento à SEFAZ titular.
SEFAZ Virtual de Contingência (SVC)
Vantagens
- Utiliza o mesmo processo (homologaçào e impressão do DANFe) de emissão do tipo Normal, dispensando emitente de realizar qualquer envio posterior.
Desvantagens
- Exige que a SEFAZ titular ative a modalidade previamente.
IMPORTANTE
Para as modalidades FS-DA e EPEC, o Gestão DFe realiza o envio dos documentos para a SEFAZ titular automaticamente, assim que for retomada a modalidade Normal de transmissão. Até que isso ocorra, o documento ficará no status de montagem de lote. É muito importante certificar-se do status de autorização desses documentos, pois existe a possibilidade de rejeição pelos mais diversos motivos.
No caso do EPEC, a produção do XML com resumo das informações é feita de modo automático, assim que a solicitação de emissão da NF-e é solicitada. Os dados utilizados são os seguintes:
- Código da Unidade Federativa da SEFAZ Nacional (tag cOrgao)
- Identificador do emitente (tags CNPJ ou CPF)
- Chave de acesso da NF-e a ser emitida em contingência (tag chNFe)
- Data e hora de emissão do evento (tag dhEvento)
- Tipo do Evento (tag tpEvento). Para EPEC, o valor é 110140
- Número de sequência do evento (tag nSeqEvento). É permitido um único EPEC por NF-e, o valor da sequência será 1
- Versão do evento (tag verEvento). A versão atual é 1.00
- Descrição do Evento (tag descEvento). Fixo “EPEC”.
- Código da Unidade Federativa do Autor do evento (tag cOrgaoAutor)
- Tipo do Autor (tag tpAutor). Fixo o valor 1–Emitente.
- Versão do Aplicativo do Autor do evento (tag verAplic).
- Data e hora de emissão da NF-e (tag dhEmi).
- Tipo do Documento Fiscal (tag tpNF). 0–Entrada ou 1–Saída.
- Inscrição Estadual do emitente (tag IE).
- Sigla da Unidade Federativa do destinatário (tag UF)
- Identificador do destinatário (tags CNPJ, CPF ou idEstrangeiro)
- Inscrição Estadual do destinatário, se possuir (tag IE)
- Valor Total (tag vNF)
- Valor Total do ICMS (tag vICMS)
- Valor Total do ICMS de Substituição Tributária (tag vST)
Escolhendo o melhor modelo de Contingência
Ao optar pela emissão da NF-e em Contingência, considere o quadro abaixo:
Posso emitir continuamente NF-e em Contingência
Segundo estabele a legislação, o uso da contingência só deve ser realizado enquanto houverem problemas técnicos ou operacionais, seja por parte do órgão autorizador ou por parte do emitente. A utilização contínua desse recurso configura uso indevido por parte do contribuinte, que se sujeita a multas e outras penalidades.
Como configurar o Gestão DF-e para emissão em Contingência
Acesse, a opção [Cadastro de Empresas] em qualquer um dos módulos ativos.
A alteração individual (empresa) do tipo de emissão pode ser realizada através da edição do cadastro da empresa em questão, no grupo [Identificação da Empresa], usando a lista de seleção [Tipo de Serviço NFE], conforme a imagem abaixo:
O Gestão DF-e utilizará os campos [Entrada em Contingência] e [Justificativa em Contingência], caso os documentos recebidos no processo de mensageria não tenham essas informações preenchidas nas tags correspondentes.
Essa ativação também pode ser realizada para várias empresas através da opção [Alteração de Tipo de Serviço], no menu [Utilidades] do [Cadastro de Empresas], conforme demonstra a imagem abaixo:
Essa opção apresenta a possibilidade selecionar empresas por CNPJ/CPF e/ou pelo nome. Os mesmos campos [Tipo de Serviço], [Entrada em Contingência] e [Justificativa em Contingência] estão disponíveis para configuração.
Utilize as caixas de seleção individuais no grid, para indicar as empresas que serão afetadas pela alteração.
As seguintes opções possibilitam a seleção múltipla de empresas no grid:
Seleciona TODAS as empresas apresentadas na lista
Remove a seleção de TODAS as empresas apresentadas na lista
Inverte a seleção das empresas apresentadas na lista
Utilize os botões [Aplicar] e [Gravar] para que as modificações sejam consideradas pelo Gestão DF-e.