Agente Dynamicca - Consistência da Escrituração DF-e

Código: HD-000039 || Criado em 05/05/2021 15:56:31 || Atualizado em 05/05/2021 15:56:31 || Autor: Andrea Oliveira

Definição

Através da funcionalidade de Consistência Escrituração é possível realizar a comparação entre os dados existentes no repositório do Gestão DF-e e a escrituração fiscal do cliente, evidenciando eventuais divergências e/ou ausência de informações em qualquer das bases avaliadas.

O Dynamicca Agente é instalado no ambiente do cliente e deve possuir acesso de leitura de tabela/view com estrutura previamente definida pela Dynamicca, que reflete os registros de escrituração (compatível com bancos de dados Microsoft SQL Server ou Oracle).

Depois de configurado, o agente Dynamicca realiza consultas periódicas, replicando as informações de escrituração no ambiente de dados do Gestão DF-e.

 

Pré-requisitos:

Os pré-requisitos para a correta execução dessa funcionalidade são os seguintes:

  • Credenciais de acesso á Internet (especificamente ao endereço do Gestão DF-e), através dos protocolos HTTP/HTTPS (respectivamente nas portas 80/443);
  • Credenciais de Banco de Dados, com acesso a leitura a estrutura de dados de escrituração fiscal;
  • Configuração da Identificação do Agente (Configurando Identificação do Agente Dynamicca).

 

Configuração:

No Agente Configurador, acione o botão [Consistência Escrituração]

Em seguida, preencha os campos:

  • Conexão BD: Campo para preenchimento da string de conexão do Banco de Dados. (Server= ;database= ;uid= ;password= ;)
    • Server: Nome do servidor
    • Database: Nome do banco de dados
    • Uid: Usuário de acesso
    • Password: Senha

       

  • Nome da View: Deve ser especificado o nome da View que foi criada no padrão Dynamicca para a extração (SELECT) dos registros no banco do ERP
  • Tipo de BD: Selecione as opções entre Microsoft SQL Server/Oracle

 

  • URL: Preencher com o URL do cliente. Deve-se saber se o serviço da Dynamicca é On Premises (servidor do cliente) ou SaaS. Esse endereço é o mesmo utilizado para acesso ao portal Gestão DFe, utilizando a página webservice1.asmx.

 

  • Agendamento: Selecione o intervalo de horário para sincronização das informações de escrituração. Sempre que o agente for reiniciado dentro do intervalo estabelecido, o processo de sincronização será realizado, independentemente de já ter ocorrido anteriormente.
    • Hora início: Horário inicial em que o agente iniciará o processo.
    • Hora Fim: Horário final para realização do processo.

     

  • Período de Atualização (Minutos): Dentro do intervalo estabelecido, o agente realizará novas sincronizações a cada ciclo de N minutos.
  • Meses a serem considerados: Informa qual o período sincronizado pelo agente, considerando a data de emissão dos registros de escrituração.

No exemplo hipotético acima, o agente tentará realizar a primeira sincronização as 09:00h da manhã, realizando sucessivos envios a cada 6 horas (360 minutos), considerando os registros escriturados nos últimos 2 meses.

A cada ciclo de execução TODOS os dados de escrituração referentes ao período considerado (2 meses no exemplo acima) serão removidos do repositório do Gestão DFe e substituídos pelas novas informações.

Na primeira execução desse processo (ativação), sugerimos que seja configurado para o envio dos dados dos últimos 5 anos (60 meses), alterando a configuração para 3 meses após a primeira sincronização.

 

 

  • Lojas (CNPJ): Acione o botão “Novo” para inserir um novo CNPJ para que o Agente possa acessar o mesmo no Banco de Dados e fazer o envio ao Gestão DF-e. Nessa opção, é possível configurar por CNPJ (14 dígitos), ou caso prefira, configurar por raiz de CNPJ, especificando os primeiros 8 dígitos e o símbolo de porcentagem por último (%), para que o Agente possa capturar dados de diversas empresas sem a necessidade de configurar cada CNPJ.

 

Após efetuar essa configuração, basta acionar o botão [Ativar] no canto superior direito e depois [Gravar].

O Dynamicca Agent está pronto para acessar o Banco de Dados e capturar as informações necessárias e enviá-las ao Gestão DF-e.

 

Acione a opção [Aplicar Alterações] para armazenar as modificações realizadas no arquivo de configuração do agente.

Para que as alterações sejam consideradas pelo agente, é necessário (re)iniciar o serviço do Dynamicca Agente. (Painel de gerenciamento do Windows).

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