Atualizar Status ou Interrupção no Gestão DF-e
Código: HD-000058 || Criado em 05/12/2024 16:57:31 || Atualizado em 05/12/2024 16:57:31 || Autor: Andrea OliveiraDefinição
O Gestão DF-e, possui duas funcionalidades, que auxiliam na manutenção do fluxo de mensageria:
Atualizar Status: Opção exclusiva para recuperar o status de documentos cuja autorização já foi realizada por um dos órgãos oficiais (SEFAZ titular ou SVC).
Interrupção: É utilizado para interromper o processo de mensageria, quando das ocorrências de problemas técnicos ou bloqueios que impedem o progresso normal da mensageria.
Atualizar Status
A utilização da opção Atualizar Status deve ser realizada exclusivamente nas situações onde deseja-se recuperar o status de documentos previamente autorizados. Situações de interrupção de processamento do lote (status -11) e de duplicidade (status 204 e 539) normalmente demandam uma nova consulta para recuperação do fluxo.
Essa funcionalidade está presente em todas as telas de Consulta de documentos emitidos (NF-e/ CT-e/NFC-e e MFD-e), do Gestão DF-e, no exemplo abaixo será apresentado na Tela de Consulta de NF-e Emitidas.
Observação: Antes de utilizar essa opção, certifique-se que o documento está autorizado na SEFAZ Titular e/ou Ambiente Nacional, utilizando a chave de acesso para essa verificação.
No Menu principal do Gestão DF-e (ícone no canto superior esquerdo), acione a opção [Consulta de NF-e Emitidas], em [NF-e Federal]
Utilize os Campos para filtros, para
pesquisar as notas desejadas.
Por exemplo: NF-e sem retorno da SEFAZ –
status { } Envio à SEFAZ
Esse status ocorre quando há alguma intermitência na SEFAZ para o retorno do lote
No menu inferior da tela, na opção [Status], clique e selecione a opção [Atualiza Status]
Automaticamente, o Gestão DF-e realiza uma nova consulta de situação do documento junto ao órgão autorizador titular e obtém o protocolo.
IMPORTANTE: Caso o documento não esteja devidamente autorizado, uma nova tentativa de mensageria do mesmo documento será realizada. Em algumas situações, o órgão autorizador pode considerar o processo de avaliação de status um abuso de utilização do serviço, travando qualquer consulta a chave do documento, retornando consumo excessivo. Por isso recomendamos que, caso o status não seja retornado em até 1 minuto, que o documento seja interrompido, para que uma nova tentativa de atualização de status seja realizada posteriormente (normalmente após 1 hora).
Interrupção
Utilize a função Interrupção,
quando o documento não estiver autorizado no Ambiente Nacional, por motivo de
alguma intermitência ou indisponibilidade da SEFAZ, e causando bloqueios na
mensageria. Também é possível utilizá-la quando deseja-se alterar o tipo de
emissão de um documento, em função de qualquer impossibilidade de transmissão.
Essa funcionalidade está presente em
todas as telas de Consulta de documentos emitidos (NF-e/ CT-e/NFC-e e MFD-e),
do Gestão DF-e, no exemplo abaixo será apresentado na Tela de Consulta de NF-e
Emitidas.
No Menu principal do Gestão DF-e (ícone no canto superior esquerdo), acione a opção [Consulta de NF-e Emitidas], em [NF-e Federal]
Utilize os Campos para filtros, para
pesquisar as notas desejadas.
Por exemplo, NF-e com retorno de erro da SEFAZ – Status {109} Serviço Paralisado sem previsão
No menu inferior da tela, na opção [Status], clique e selecione a opção [Interrupção]
E finalmente selecione a opção [Interromper
Status]
Após efetuar o processo de Interrupção,
analise a possibilidade de habilitar a Contingência e realize um novo envio do
documento.