Configuração de acesso aos e-mails do Office 365 (OAuth2.0) no Azure

Código: HD-000049 || Criado em 01/03/2023 12:08:50 || Atualizado em 01/03/2023 12:08:50 || Autor: Andrea Oliveira

Definição

O Gestão DF-e está preparado para conectar-se a funcionalidades de e-mail do Office 365 utilizando autenticação moderna (OAuth2.0), com tokens de acesso. Para isso, é necessário realizar configurações específicas no Portal  de Gerenciamento do Microsoft Azure. As configurações de acesso ao e-mail, permitirão que o Gestão DF-e leia e envie mensagens utilizando as credenciais do Office 365.

Requisitos:

  • Usuário de acesso ao Azure Active Directory, com permissão de administrador
  • Conta de e-mail no Office365, válida

Configurações no Portal Azure

 Acesse o Portal Azure (https://portal.azure.com ), com as suas credencias. Na pesquisa disponibilizada na parte superior da tela, digite “Azure Active Directory”, e selecione a opção referente.

 


Ø  Configurar um novo aplicativo

No menu lateral, à esquerda da tela, selecione a opção [Registros de Aplicativo] (App Registrations). E acione o botão [Novo registro] (New registration), no menu superior.

Em [Nome] (Name), digite o nome como o aplicativo será reconhecido dentro das configurações. Por exemplo: Gestão DFe

Na opção [Tipos de conta com suporte] (Supported account types), selecione [Contas somente neste diretório organizacional (nomedodiretorio – único locatário)]. (Accounts in this organizational directory Only)

Em [URI de Redirecionamento] (Redirect URI), por enquanto deixar em branco, pois será configurado em outro momento.

Acione o botão [Registrar] (Register)

Após registrar as configurações, será apresentado a tela contendo as credenciais de acesso e configuração.

Das credenciais apresentadas, as que serão utilizadas na configuração do Gestão DF-e, são: [Application (cliente)ID] (ID do aplicativo (cliente)) e [Directory (tenant) ID] (ID do diretório (locatário).

 

Ø  Configurar URLs

No portal Azure, é necessário informar quais serão as URLs de redirecionamento. Essas URLs normalmente são utilizadas na função de SSO (Single Sign On).

Para a funcionalidade de leitura de e-mails, é necessário configurar a URL para que, após o Administrador dar consentimento de acesso às APIs, a Microsoft redirecione para a página cadastrada.

Nota: Por padrão poderá ser configurada a mesma URL de login para o Gestão DF-e. As informações de confirmação enviadas pela Microsoft não são necessárias.

No menu lateral, à esquerda da tela, selecione a opção [Autenticação] (Authentication), em [Configurações da plataforma] (Platform configurations), acione a opção [Adicionar uma Plataforma] (Add a platform)

Selecione a opção [Web]

 

Nas opções [URIs de Redirecionamento] (Redirect URIs) e [URL de logoff do canal frontal] (Front-channel logout URL) preencher: endereço do Gestão DF-e +/telas/LoginSSOConfirma.aspx/

Por exemplo: https://hom.dynamicca.com.br/telas/LoginSSOConfirma.aspx

Importante: para o correto funcionamento, apenas HTTPS é aceito.

 

Selecionar a opção [Tokens de ID (usados para fluxos implícitos e híbridos)] (ID tokens (used for implicit and hybrid flows)

Acione o botão [Configurar] (Configure)

 

As informações serão apresentadas na tela. Caso seja necessário alterar, adicionar novas URLs ou realizar alguma outra configuração, poderá ser feito diretamente nesta tela, sempre acionando o botão [Salvar] (Save) após as alterações.

Importante: É recomendável incluir também, o endereço base do Gestão DF-e (exemplo: https://hom.dynamicca.com.br), como [URI de Redirecionamento], para isso, basta selecionar a opção [Adicionar URL], e acionar o botão [Salvar]

 

Ø  Criar o Segredo do Cliente - Client Secret

 

O Segredo do Cliente, ou Client Secret, é uma chave de configuração utilizada para que o sistema possa acessar o Azure e validar as credenciais do usuário.

 

 

No menu lateral, à esquerda da tela, selecione a opção [Certificados e segredos] (Certificates & secrets), em [Segredos do Cliente] (Client Sercret), acione a opção [Novo segredo do cliente](New cliente secret).

Será apresentada a página para preencher a descrição e a data de expiração da chave. Após preencher os dados, acione o botão [Adicionar] (Add)

Nota: a data máxima de expiração é de 24 meses (2 anos)

Após a criação, será exibida a nova chave na tela. O campo [Valor] (Value) deve ser armazenado, pois será utilizado na configuração do Gestão DF-e.

Importante: O campo Valor (Value), só é exibido por inteiro na criação da chave, na próxima visualização das chaves, o campo exibirá apenas os 3 primeiros caracteres, portanto, caso o valor não seja anotado, depois não é possível recuperá-lo.

 

Ø  Configurar o acesso à API

Para que o Gestão DF-e possa acessar o Azure e validar o usuário, é necessário das acesso a API do Microsoft Graph.

O Microsoft Graph é um serviço do Azure que permite consultar diversos cadastros e realizar operações nas contas e serviços cadastrados.

No menu lateral, à esquerda da tela, selecione a opção [Permissões de APIs] (API permissions) e em [Adicionar uma permissão](Add a permission).

No menu selecionar a opção [Microsoft Graph] e em [Permissões de Aplicativos] (Application permissions)

 

Será exibida uma lista de permissões. Nessa lista deverá ser selecionada as seguintes opções da API do Microsoft Graph:

  • Mail.Read
  • Mail.ReadBasic
  • Mail.ReadBasic.All
  • Mail.ReadWrite
  • Mail.Send
  • User.Read
  • User.Read.All

Para o correto funcionamento, a permissão deve estar com status [Concedido] (Granted)

Importante: Essa permissão precisa do consentimento do Administrador. Caso o usuário não seja um administrador, deverá solicitar ao mesmo que acesse a página e clique no botão [Conceder consentimento do administrador] (Grant admin consente for).

 

Ø  Configurar o Gestão DF-e

Para aplicar as configurações criadas no Gestão DF-e, consulte os artigos:

Configurar Envio de E-mail (SMTP)

Configurar Envio de E-mail (SMTP) em Lote

Manutenção de Dados - Envio de E-mail (SMTP-OAuth2) – em Lote

 

 

 

 

 

Compartilhar
Artigos Relacionados