Agente Dynamicca - Download de NFC-e Emitidas
Código: HD-000010 || Criado em 30/04/2019 13:31:29 || Atualizado em 30/04/2019 13:31:29 || Autor: Vitor CampioniDownload de NFC-e Emitidas através do Agente Dynamicca
Conceito
A função de Download de NFC -e Emitidas do Agente Dynamicca permite a gravação de protocolos XML de NFC-e armazenadas do repositório do Gestão DF-e, limitado a um único download por documento.
Nesta função, podemos:
• Definir uma pasta raiz por CNPJ ou para vários CNPJs onde serão gravados os documentos.
• Definir o período em que o ciclo de Download será realizado, com um tempo mínimo de 0,1 Horas (6 Minutos).
• Parametrizar os nomes dos arquivos, configurando em Prefixo NFC-e como o arquivo será iniciado, o ideal é colocar neste campo o tipo do documento (Ex: NFC-e, CT-e, etc.).
Abaixo fluxograma exemplificando a comunicação:
Pré-requisitos e Configuração
Os pré-requisitos para a correta execução desta função são os seguintes:
- Credenciais de acesso a internet (especificamente ao endereço do Gestão DF-e através dos protocolos HTTP/HTTPS respectivamente nas portas 80/443);
- Acesso e às pastas destino (inclusive de criação de subpastas) dos documentos fiscais eletrônicos. Se alguma pasta destino for uma unidade de rede, deve-se considerar as credenciais usadas no serviço, visto que o serviço não utilizará os mapeamentos de rede de um usuário diferente. Nessa situação, prefira usar o caminho no formato UNC (Convenção de Nomenclatura Universal em inglês), que normalmente é iniciado com \\;
Caso tenha Proxy, este deve ser configurado em Proxy conforme imagem abaixo:
As configurações são realizadas na aba de [NFC-e emitida] em [Download DF-e] do Agent Configurador:
Abra o Agent Configurador e acione a opção [Download DF-e] conforme demonstra a imagem abaixo:
Procure pela aba [NFC-e Emitida] e depois clique em [Editar] para alterar uma configuração existente:
Obs.: Caso não seja apresentada uma linha com informações sobre a configuração, clique em [Novo], para adicionar uma nova configuração. Caso deseje excluir alguma configuração, selecione a linha que deseja eliminar e clique em [Excluir].
Ao clicar em [Editar], a seguinte tela será mostrada:
CNPJ (Emitente): CNPJ que será utilizado no filtro para realizar o download dos documentos. É possível configurar CNPJ's de modo individual ou utilizar coringas (%) para indicar um conjunto de CNPJ's (iniciado por ou terminado por), facilitando a configuração por raiz ou até mesmo para todos os CNPJs do ambiente.
Exemplos:
• 1 CNPJ: 11440691000160
• Raiz CNPJ: 11440691%
• Todos: %
URL: Endereço do WebService onde será baixado os documentos eletrônicos, conforme exemplo. O endereço sempre terminará por webservice1.asmx
Exemplo: http://hom.dynamicca.com.br/html/Webservice1.asmx
Usuário: Usuário previamente cadastrado no Gestão DF-e utilizado para acessar o webservice. Esse usuário deve estar no grupo de administração do Gestão DF-e e possuir acesso as empresas desejadas.
Senha: Senha do Usuário cadastrado.
O botão Teste permite que o Agent realize um teste de comunicação com o webservice configurado. Esse teste não considera as credenciais de inicialização do serviço, utilizando os dados do usuário ativo.
Caminho: Pasta principal onde os protocolos XML devem ser disponibilizados
Obs.: Atenção as credenciais de inicialização do serviço. Recomenda-se a utilização do caminho no formato UNC, ex.: \\computador\pastax\subpastay
Separar por data: Faz com que o agente Dynamicca Agent grave os documentos XML em subpastas, usando a data em que os documentos foram efetivamente gravados, na formação do seu nome. Não há relação com a data de emissão ou de registro do documento:
No exemplo acima, foram criadas subpastas para documentos armazenados entre os dias 1 e 5 de Janeiro de 2019.
O botão [Teste] permite que seja realizada uma avaliação da existência do caminho de gravação. Caso a mesma não exista, ela será criada nesse processo.
Cópia Arquivo: Realiza uma cópia adicional dos documentos gravados em um [Caminho] alternativo configurado, o botão [Teste] permite avaliar a existência do caminho de gravação, criando-o caso não exista.
Prefixo NF-e: Indica se um prefixo deve ser utilizado no nome do arquivo gravado. Por padrão o nome do documento é a chave do mesmo.
Exemplo: NFCe35150511440691000160550010000012901310052890-procNFe.xml
Tipo DFE: Permite selecionar quais os tipos de protocolos devem ser obtidos pelo agente.
Período de Atualização (Horas): Determina a periodicidade em horas que o agente deve avaliar a existência de novos protocolos para obtenção. O limite mínimo de 0,1 horas ou 6 minutos.
Data Processamento: Data/hora em que ocorreu a última avaliação de existência de documentos. Sempre que uma nova avaliação for realizada, esse campo será atualizado automaticamente pelo agente.
No exemplo da imagem acima, usando um Período de Atualização de 1 hora, depois do primeiro processamento, o campo possuirá o valor abaixo:
Nessa situação, uma nova avaliação será realizada na nova Data de Processamento.
É importante considerar que, por razões de performance, essa função possui uma limitação de registros processados por ciclo.
Gerar Log Detalhado: Possibilita a criação dentro da pasta de instalação do Dynamicca Agent (ex.: C:\Program Files (x86)\Dynamicca\DynamiccaAgent) uma subpasta com o nome DownloadNFeLogs, onde são armazenados registros dos processamentos. Arquivos do tipo texto (extensão TXT), usando um padrão de nomenclatura baseado na data e hora de processamento, com um padrão DownLog_AnoMesDia_Hora.txt. A imagem abaixo demonstra o conteúdo processado em 11/04/2019 as 13h, listando os arquivos processados.
Após realizar as configurações, acione o botão [Alterar] para armazenar suas modificações.
Certifique-se que a opção [Ativar] está na cor verde no canto superior direito da tela Download DF-e, conforme imagem abaixo.
Voltando tela principal do Agent Configurador, o ícone indicativo na opção [Download DF-e] ficará verde, conforme a imagem abaixo, informando que há função está ativa.
Acione a opção [Aplicar Alterações] (imagem abaixo) para armazenar as modificações realizadas no arquivo de configuração do agente.
Para que as alterações sejam consideradas pelo agente, é necessário (re)iniciar do serviço (painel de gerenciamento de serviços do Windows).