Monitoramento Equipamento SAT
Código: HD-000012 || Criado em 06/05/2019 18:33:31 || Atualizado em 06/05/2019 18:33:31 || Autor: Andrea OliveiraDefinição
O Gestão DF-e, através do módulo de gestão de documentos eletrônicos do consumidor, possibilita o gerenciamento completo do processo que envolve o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), desde a realização da mensageria propriamente dita, passando pela avaliação periódica do status do equiamento SAT, até a avaliação do aceite efetivo do documento pela SEFAZ. Nesse artigo abordaremos as configurações que possibilitam a obténção das informações de aceite do CF-e junto a SEFAZ autorizadora.
Esse processo é definido pelo fisco como consulta de lotes de CF-e, e envolve a consulta periódica dos CF-e enviados à SEFAZ pelo equipamento SAT, bem como se esses documentos respeitam as exigências oficiais (formato, assinatura digital e limite de 10 dias da emissão).
Para que esse processo seja possível, é necessário conhecer os números de série dos equipamentos SAT vinculados a cada CNPJ emitente, bem como a Chave de Segurança, que é disponibilizada no portal oficial.
Cadastrar Número de Série do SAT
No Menu principal do Gestão DF-e (ícone no canto superior esquerdo), acione a opção [Cadastro de Empresas] em [NF-e Federal].
Utilize os filtros disponíveis para localizar a empresa previamente cadastrada ou adicione um novo emitente.
Selecione a empresa
Pessione o botão [Editar], no menu inferior da página.
No grupo [NFC-e/CF-e], localize a opção [Chave de Segurança SAT], e informe o campo com a chave obtida no portal SGR-SAT (opção Sistema - Gerar Chave de Segurança), que contém 32 dígitos. A SEFAZ produz uma única chave por raiz de CNPJ.
Utilize a opção [Equipamentos SAT Monitorados], para incluir/excluir os números de série dos SAT, que devem ser monitorados pelo Gestão DF-e. Um CNPJ pode ter vários equipamentos SAT vinculados a ele.
Insira o número de série do equipamento SAT, sem dígito verificador, a ser monitorado que deve ter 9 dígitos numéricos, acionando para incluí-lo na lista. Para armazená-los, acione o botão [Gravar]
Para efetivar a alteração no cadastro de empresas, utilize o botão [Gravar] na barra de ferramentas inferior.
Após realizar o cadastro da chave de segurança e o(s) número(s) de série, a ferramenta iniciará o monitoramento dos lotes de CF-e TRANSMITIDOS (não se trata da data de emissão do CF-e) nos últimos 30 dias (padrão).
Caso seja necessário alterar esse início ou ate mesmo reprocessar um período anterior, acione a opção [Cadastro de Empresas] em [NF-e Federal].
Utilize os filtros para encontrar a empresa desejada
Selecione a empresa
Acione o botão [Editar],
Acione o botão [Utilidades] no menu inferior da página e selecione a opção [Download de Lotes CF-e]
Na tela de Download de Lotes de CF-e, especifique a nova data e horário de início da avaliação para o número de série SAT desejado.
DICA: Se o objetivo for a obtenção do status de um ou mais CF-e desse aparelho SAT, preencha o horário com uma hora a menos da emissão do documento mais antigo.
Realizada as configurações, acione o botão [Gravar]