Consistência Escrituração – Logs de Erro do agente Dynamicca
Código: HD-000040 || Criado em 07/05/2021 18:25:03 || Atualizado em 07/05/2021 18:25:03 || Autor: Andrea OliveiraDefinição
Através da funcionalidade de Consistência Escrituração é possível realizar a comparação entre os dados existentes no repositório do Gestão DF-e e escrituração fiscal do cliente, evidenciando eventuais divergências e/ou ausência de informações em qualquer das bases avaliadas.
Para maiores informações sobre a configuração do sincronismo, consulte o artigo Agente Dynamicca - Consistência da Escrituração DF-e.
A seguir estão os erros mais comuns que podem afetar o serviço, e como corrigi-los.
Visualização de logs no cadastro de Agentes
É possível verificar o andamento do envio das informações recuperadas da View pelo Dynamicca Agente através do Gestão DF-e.
Acesse o Menu principal (ícone no canto superior esquerdo), acione a opção [Cadastro de Agente NF-e] em [Configurações].
Efetue a Pesquisa para a localização do Agente de Consistência, e faça duplo clique.
Acione o botão [Alertas e Eventos]
A quantidade de registros retornados em determinado período, (configurado no Dynamicca Agente), é apresentada:
Caso nenhum registro for retornado, para determinado CNPJ e período, a mensagem “A select não retornou registros” será apresentada:
É necessário confirmar se há registros lançados no ERP para o CNPJ e período indicado.
Se a busca pelos registros no banco de dados falhar, erros podem ser exibidos, como por exemplo:
“Erro ao conectar no banco de dados. A solicitação de conexão sofreu timeout”, que ocorre quando o retorno não é recebido em tempo hábil":
Solicitar a equipe de TI ou DBA que avalie se há conexão do servidor onde o Dynamicca Agente está instalado com o Banco de dados.
“A comunicação com o Banco de Dados não pode ser estabelecida. Verifique a string de conexão. A solicitação de conexão sofreu timeout”
É possível efetuar o teste de conexão entre o Dynamicca Agente e o Banco de Dados.
Acesse o Agente Configurador, a pasta onde o Agente Dynamicca é instalado por padrão fica no caminho:
C:\Program Files (x86)\Dynamicca\DynamiccaAgent\
Faça clique no AgenteConfigurador, selecione a opção [Consistência Escrituração]
Realize o teste de conexão com o banco de dados através do botão [Teste de Conexão BD]
Se a conexão não estiver funcionando, o erro a seguir pode ser exibido:
Neste caso, é necessário que verifique com a equipe de TI ou DBA da empresa, quais são os dados corretos para a conexão com o banco de dados onde se encontra a View de integração, para que a string de conexão do Dynamicca Agente seja corrigida.
A mensagem: “O Tempo limite de execução expirou. O período limite expirou antes da conclusão da operação ou o servidor não está respondendo.”
Nas configurações da Consistência Escrituração do Dynamicca Agente, onde é configurado os CNPJ ´s que serão buscados na View, podemos informar apenas a raiz do CNPJ, fazendo com que todas as empresas que possuírem a mesma raiz serão consideradas.
Porém essa funcionalidade deve ser usada com cautela se o volume dos documentos for alto, pois pode causar erro de timeout no momento da coleta dos dados, como no exemplo indicado acima.
Caso ocorra, a configuração do CNPJ deve ser alterada, para buscar menos empresas de uma só vez.
Acesse o Agente configurador, e selecione a opção [Consistência Escrituração]
Verifique o campo [Lojas (CNPJ)]
No exemplo acima a configuração de CNPJ mais abrangente é a seguinte:
12345678% - Apenas a raiz
Podemos incluir mais números após a raiz nessa fórmula para que mais empresas sejam consideradas, por exemplo:
123456789% - Raiz e mais um número do sufixo
1234567890% - Raiz e mais dois números do sufixo
E assim sucessivamente. Dessa forma menos empresas serão buscadas por consulta ao banco de dados, diminuindo a possibilidade de erros de timeout