Agendamento de processamento de Relatório
Código: HD-000031 || Criado em 01/09/2020 12:14:48 || Atualizado em 01/09/2020 12:14:48 || Autor: Andrea OliveiraDefinição
O Gestão DF-e possibilita o agendamento de processamento de relatórios, definindo filtros e periodicidade personalizados.
Configuração
Acesse o Gestão DF-e
No Menu principal (ícone no canto superior esquerdo), acione a opção [Relatórios].
A lista de relatórios que o usuário possui acesso será apresentada na lateral esquerda, permitindo sua seleção. Caso prefira, a barra de pesquisa possibilita encontrar uma palavra chave contida no título ou na descrição do relatório.
Ao selecionar o relatório desejado, os filtros dispoíveis serão apresentados para preenchimento, conforme a necessidade.
Filtros do tipo data e data/hora possibilitam filtros que consideram a data do processamento efetivo, pemitindo assim maior flexibilidade na criação dos agendamentos.
Informe o(s) endereço(s) de e-mail que deve(m) receber o relatório processado (anexo), no campo [E-mail]
Na opção [Agendamento de Execução], selecione o ícone (+)
Efetue o preenchimento dos campos:
- Frequência: Frequência gostaria de receber o relatório (Diária, Semanal ou Mensal)
- Período: Vigência do agendamento. Na ausência dessa informação, considerada-se vigência indeterminada, ou seja, sem datas de início ou de fim planejadas.
- Horário de Execução: Horário de início do processamento do relatório
- Nome do Agendamento: Identificação do agendamento, para facilitar seu reconhecimento.
Selecione o botão [Incluir Agendamento]
O Agendamento ficará disponível para visualização na opção [Agendamentos de Execução]
É possível, [Editar] ou [Excluir] um Agendamento de Relatório, criado, utilizando os ícones:
Perguntas e Respostas Frequentes
Pergunta: Qual é o melhor horário para realizar o agendamento de um relatório ?
Resposta: O melhor horário é sempre aquele que não conflita com os demais processamentos, especialmente aqueles de dependem de maior performance. Sempre que possível, considere a alternativa de processamento durante a madrugada.
Pergunta: Solicitei que um relatório fosse processado em um horário, mas só o recebo várias horas depois. O que pode estar ocorrendo ?
Resposta: O Gestão DFe processa os relatórios em um processo único, por ordem de solicitação. Se existirem vários relatórios agendados para horários próximos ou, se houverem relatórios solicitados manualmente em processamento, as novas solicitações só serão iniciadas após a conclusão dos anteriores. Não há processamento simultâneo de relatórios.
Pergunta: Agendei o processamento de um relatório e ele não é apresentado na lista [Agendamentos de Execução]. O que pode ter ocorrido ?
Resposta: Além do usuário que criou o agendamento, apenas os usuários que fazem parte do grupo de administração podem remover ou alterar uma solicitação previamente registrada. Os logs podem ser verificados para avaliar os detalhes da ocorrência.
Pergunta: Realizei o agendamento de um relatório, mas não recebo seu resultado. Outros relatórios são recebidos normalmente ?
Resposta: Essa situação pode ocorrer por dois motivos: tamanho do anexo ou tempo de processamento. Caso a conta de email do destinatário possua limitação de tamanho de anexos, é preciso que os filtros sejam reavaliados, para produzir um resultado menor. Essa é uma limitação da estrutura de email e não do Gestão DFe. O tempo de processamento máximo de uma solicitação de relatório é de 2 horas. Caso esse limite seja atingido, a solicitação é interrompida.