Erro 778 – Informado NCM inexistente
Código: KB00000434 || Criado em 20/02/2019 11:49:32 || Atualizado em 20/02/2019 11:49:32 || Autor: ADMINRejeição
778 – Informado NCM inexistente
Causa
Ao emitir uma NF-e ou NFC-e com NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) inexistente na tabela de NCM publicado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior), será retornado da SEFAZ a rejeição 778 – Informado NCM inexistente.
Exceções a regra:
1. A regra de validação 778, não se aplica, em produção, para a NF-e com Data de Emissão anterior a 01/01/2016;
2. Para a NF-e, considerar nesta validação os códigos de NCM especiais definidos pela RFB para permitir o uso no Registro de Exportação. (anexo X.02)
Localizando a informação
Utilizando o Gestão DF-e, acesse as opções [Consulta de NF-e Emitidas] ou [Consulta de NFC-e Emitidas] e acione o botão [XML – Visualizar XML]. Procure pela tag NCM dentro do grupo infNFe/det/proddentro de cada produto (exemplo abaixo).
No grid de consulta e no painel inferior de informações adicionais, é possível avaliar o status do documento:
Como Resolver
Consulte o NCM correto na tabela de NCM publicado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior), para confirmar a existência do Código NCM informado.
Para realizar a consulta e verificar todos os Códigos NCM disponíveis, acesse o link: Tabela de NCM - vigente a partir de 01/07/2022
Após a correção, reenviar a NF-e.
Referência
Nota Técnica 2015.002 -V1.40 (Anexo X.02) – páginas 18 e 34