Erro 218 - Rejeição: NF-e já está cancelada na base de dados da SEFAZ [nRec:999999999999999]
Código: KB00000026 || Criado em 21/08/2019 10:20:07 || Atualizado em 21/08/2019 10:20:07 || Autor: Giovana Melero
Rejeição
218 - NF-e já está cancelada na base de dados da SEFAZ [nRec:999999999999999]
Causa
Ao realizar a emissão de uma NF-e (mod. 55) ou uma NFC-e (mod. 65) com mesma numeração, série e CNPJ de outro documento que já foi cancelado na SEFAZ, o órgão autorizador retorna a rejeição "218 - NF-e já está cancelada na base de dados da SEFAZ [nRec:999999999999999]".
Localizando a informação
Utilizando o Gestão DF-e, acesse a opção [Consulta de NF-e Emitidas] ou [Consulta de NFC-e Emitidas]. Fazendo a pesquisa do documento em questão, teremos duas situações, onde:
- A NF-e ou NFC-e já está cancelada na SEFAZ:
2. Ao tentar emitir outra NF-e ou NFC-e com mesma numeração, série e CNPJ de um documento já cancelado:
Como Resolver
Não há nenhuma maneira de contornar a situação usando os mesmos dados de identificação do documento. É necessário alterar os dados de identificação (CNPJ emitente, modelo, série e numero) para que o documento possa ser reavaliado pelo órgão autorizador.
Referência
Manual de Orientação ao Contribuinte (versão 6.00) – página 261