Como acompanhar se os CF-e estão sendo recebidos pela SEFAZ ?
Código: HD-000093 || Criado em 08/05/2019 13:17:41 || Atualizado em 08/05/2019 13:17:41 || Autor: Denis CarrizoPara efetuar a consulta dos Cupons Fiscais Eletrônicos que não foram enviados pelo equipamento SAT ou que tenham sido rejeitados pela SEFAZ (problemas de formato, assinatura, fora do período de recepção ou até mesmo por erro desconhecido), no menu principal do Gestão DF-e (ícone no canto superior esquerdo), acione a opção [Consulta de CF-e] em [NFC-e/CF-e].
Utilize os filtros disponíveis, em especial o filtro [data de emissão], indicando o período a ser validado, bem como [Recebidos pelo Fisco] com a opção [Não] selecionada (figura abaixo).
A consulta apresenta os CF-e que ainda não possuem recibo de entrega atribuído pela SEFAZ ou cujo status do documento seja diferente de recebido com sucesso
A imagem abaixo indica um CF-e, onde nenhuma tentativa de envio do documento à SEFAZ foi realizada, seja manual ou pelo equipamento SAT, já que nenhum lote foi encontrado.
Na situação abaixo, houve uma tentativa de envio manual do XML do CF-e para a SEFAZ, que não o acatou, devido a expiração do prazo máximo.
Nesse exemplo, temos um CF-e com duas tentativas de transmissão sem sucesso. Na primeira, a ocorrência de [Erro não catalogado] no envio pelo equipamento SAT. A segunda demonstra uma tentativa manual, já fora do período determinado pelo fisco.
Para certificar-se do status efetivo do documento junto ao fisco, utilize a opção [Visualização SEFAZ], na opção [CF-e], na barra de ferramentas inferior. Essa ação abrirá a consulta de CF-e no portal estadual, com a chave do documento previamente copiada. Basta colar a chave de acesso e digitar a imagem de segurança (captcha).
Para os documentos não acatados pelo fisco, a mensagem abaixo é apresentada:
Caso a consulta junto a SEFAZ demonstre os dados do CF-e, é possível realizar o reprocessamento da obténção dos lotes de CF-e utilizando o botão [Última Avaliação SEFAZ], no menu inferior da página.
Se a tela não apresentar nenhuma Informação preenchida, isso pode significar que o número de série do equipamento SAT não está cadastrado para monitoramento [Cadastro de Empresas].
Ao [Gravar], o Gestão DF-e realizará a obténção das informações de lotes de CF-e desse número de série TRANSMITIDOS a partir da data e hora informada em [Próxima Avaliação].
Esse processamento não é imediato. Aguarde de 15 a 30 minutos para que o processamento seja efetivado. O campo [Última Atualização] demonstra essa evolução.